Educação a distância no Ensino Superior Uma proposta baseada em Comunidades de Aprendizagem usando Ambientes Telemáticos
Crediné Silva de Menezes1,2, José Marques Pessoa1,3, Hylson Vescovi Netto1, Davidson Cury2, Orivaldo de Lira Tavares2, , Tânia Barbosa Salles Gava1, Edson Pereira Cardoso1, Lucia Barcellos Bazzarella2 , Alberto Nogueira de Castro Júnior4
1 PPGEE UFES
2Departamento de Informática - UFES
Av Fernando Ferrari, s/n, 29060-900 Vitória ES Brasil
{credine, dede, tavares, luciab}@inf.ufes.br
hvescovi@bol.com.br; edson@ele.ufes.br; t_salles@zaz.com.br
3ICLMA UFMT
Rodovia MT-100, Km 4 78600.390 Pontal do Araguaia MT Brasil
jmpessoa@npd.ufes.br
4 Departamento de Ciência da Computação Uam
Av. do Contorno, s/n Japiim, Manaus-Am
albertoc@dcc.fua.br
Resumo. Com base em vários aspectos da interação e da cooperação, importantes para a educação e em geral não contemplados pelas ferramentas convencionais de comunicação, propomos a criação de um ambiente na Internet para apoiar os cursos a serem desenvolvidos pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal do Espírito Santo (
Ne@ad UFES). O ambiente é uma instância da proposta AmCorA para construção de ambientes inteligentes e cooperativos para apoio à aprendizagem. Esse ambiente utiliza recursos da informática, tais como Técnicas de Recuperação de Informação e Inteligência Artificial e faz uso de Metodologias para o Trabalho Cooperativo. Buscamos com isso contribuir para agilizar o processo de interação, individualizar o atendimento ao estudante, intensificar e dinamizar a cooperação, bem como, e, facilitar o acesso à informação em uma comunidade virtual de aprendizagem.